domingo, 13 de fevereiro de 2011

5º Passo (Deuteronômio): OBEDEÇA


Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, e todos os dias guardarás os seus preceitos, os seus estatutos, os seus juízos e os seus mandamentos. Deuteronômio 11.1


Até aqui temos aprendido com Moisés que:


- Temos que começar a criar a vida que queremos, não importa o caos que haja nela, através da Palavra de Deus, da atitude, e de esquecer o passado (Gênesis)
- Temos que livrar-nos de todas as coisas que nos amarram, para podermos correr e avançar; o Senhor é homem de guerra e os seus servos tem que ser guerreiros (Êxodo)
- Temos que separar tudo de nós, até a nossa própria vida, para Deus. Somos Seu povo Santo, e só Ele merece o nosso perfeito sacrifício em tudo. (Levítico)
- Temos que crescer e multiplicar, pois essa é a nossa obrigação como exército de Deus. Porém é necessário disciplina para crescer. (Números)


Agora, no livro de Deuteronômio, ouvimos o último sermão de Moisés. Depois de 40 anos no deserto, Moisés tinha o seu povo posicionado para tomar posse da terra da promessa, e Josué pronto para assumir a liderança dele. Assim, antes de sua morte, aquele servo do Senhor exorta o povo sobre o mais importante ao entrarem na terra:


Obediência.


Ela é melhor que o sacrifício físico porque é sacrifício espiritual — sangra o coração, que sempre quer fazer sua própria vontade. Ela é a prova da confiança total da pessoa em Deus, a prova mais difícil. Obedecer não é natural ao homem. A sua natureza é rebelde. Ele não quer receber ordens, nem estar sujeito a ninguém. É o maldito complexo de ser “deus” — o veneno que a serpente passou a Eva e assim a todos nós, o mesmo desejo de Lúcifer, de ser dono do seu próprio nariz.


Para que o povo entrasse na terra, fosse vitorioso sobre os inimigos, e permanecesse seguro nela, tudo o que teria que fazer era ser obediente às palavras de Deus. Essa seria a maior luta deles, que exigiria mais força e coragem que qualquer outra, conforme Deus falou alguns dias mais tarde ao próprio Josué:


“Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei...” Josué 1.7


Aí está a maior luta do guerreiro, da mulher e do homem de guerra: Lutar contra o próprio eu e vencê-lo, e praticar a Palavra de Deus não importa o que custar.


Mas por outro lado, a recompensa é grande. Os obedientes verão as bênçãos de Deus lhes alcançar; elas os perseguirão (Deut. 28).


Assim, quem quiser garantir um bom começo e um bom fim, seja obediente todos os dias de sua vida. Alguém dirá: “Mas isso é muito difícil...”


Sem dúvida. Mas considere a alternativa... (Deuteronômio 28.15-68)


O QUE FAZER com essa informação?


- Veja onde você tem faltado a obediência a Deus
- Seja forte e corajoso para vencer o seu eu, abandonar o pecado, e passar a praticar o que Deus diz, todos os dias, o ano inteiro.
- Faça o seu pacto com Deus aqui e agora; é a sua decisão. A vida e a morte, a benção e a maldição estão diante de você

Nenhum comentário:

Postar um comentário